Loading...

Dia 1 outubro - sábado - MANHÃ

Conversas no Jardim – PESSOAS
“Lisboa Idade, uma cidade com direitos para todas as idades”

  11:00
  Palco das Ideias

com Catarina Marcelino, Julio Isidro e João Afonso

Uma conversa sobre a ideia de uma Lisboa intergeracional, onde se abordará a realidade demográfica-social atual e as mudanças que permitirão atingir esse objetivo.

As Conversas no Jardim, que se irão desenrolar ao longo do fim de semana junto à estátua de Antero de Quental, têm como objectivo genérico identificar assuntos que consideramos importantes no debate de uma Lisboa com direitos para todas as idades, promotora da qualidade de vida e de um envelhecimento activo saudável. Estas breves conversas entre convidados terão em comum três pressupostos: ser abertas a todas pessoas presentes que pretendam trocar ideias, ter como território de reflexão Lisboa e projectarem-se no futuro.
Dez conversas que se poderão sistematizar em quatro temas base: as pessoas – a importância da pessoa, da sua vida e identidade, do contributo de cada um para a sociedade; a cidadania – o primado da cidadania na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento social; o cuidar – a dimensão individual e colectiva do cuidar; e a transformação – a perspectiva de transformação da cidade e da sociedade contemporânea.
“Lisboa Idade, uma cidade com direitos para todas as idades” – Uma conversa sobre a ideia de uma Lisboa intergeracional, onde se abordará a realidade demográfica-social actual e as mudanças que permitirão atingir esse objectivo.