Loading...

dias 7 e 8 outubro

Design Thinking Challenge

Design Thinking Challenge

Design Thinking Challenge

Criatividade e design integrados para uma sociedade mais saudável.

Na semana que dedicou à ideia de que todas as idades são boas, Lisboa recebe o Design Thinking Challenge, um concurso em busca de soluções inovadoras para os atuais desafios demográficos.

Os dados estatísticos são evidentes no que toca ao envelhecimento das populações. Quais as consequências a curto, médio e longo prazo? Será este um desafio sem solução? Segundo Einstein, o impossível existe até que alguém duvide e prove o contrário. Esta parece ser a premissa o Design Thinking Challenge: olhar o problema, questioná-lo e apresentar soluções.
A questão que se coloca é saber como promover uma sociedade mais saudável e aumentar o bem estar dos seus habitantes. As cidades não estão preparadas para a transformação demográfica sem paralelo que atualmente enfrentam. Encontrar respostas eficazes, que respondam às variadas necessidades dos seniores, garantindo o bem-estar de todos os cidadãos, representa um desafio gigante e requer grande criatividade.
É este o contexto em que decorrerá, nos próximos dias 7 e 8 de Outubro, o Design Thinking Challenge. Este concurso, que agrega criativos e designers de toda a Europa num trabalho em rede, interdisciplinar e colaborativo,visa desenvolver ideias para novos produtos, serviços e experiências. No final dos dois dias de trabalho intenso, os participantes apresentarão as suas propostas, respondendo ao grande desafio desta iniciativa: repensar a sociedade e os espaços onde vivemos, a partir de uma demografia em transformação, de forma a incrementar estilos de vida saudáveis.
O Desing Thinking Challenge chega a Lisboa sob a chancela do Openlab, um centro criativo que oferece oportunidades para encontrar soluções para os desafios da sociedade, o Karolinska Institute, uma das maiores faculdades de medicina da Europa, tendo como parceiros locais o Município e a Universidade de Lisboa.

eit - health