Loading...

dias 6 e 7 outubro

V Congresso Português de Demografia

  Fundação Calouste Gulbenkian

V Congresso Português de Demografia

V Congresso Português de Demografia

Portugal é um dos países mais envelhecidos da Europa. Perante este cenário, há quem pergunte se seremos um povo em vias de extinção. Esta é uma das questões em foco no V Congresso Português de Demografia, nos dias 6 e 7 de Outubro.

As alterações demográficas têm vindo a emergir como grandes desafios a vários níveis. São muitas as dúvidas quanto ao futuro da Europa e do resto do Mundo que vão ganhando espaço nas agendas dos media e dos vários governos.

A acentuada queda no número de nascimentos, o crescimento da emigração e a contração da população em idade ativa, entre outros, são fenómenos que deixam marcas profundas na estrutura social. A longo prazo, este processo poderá colocar em causa a sobrevivência das sociedades, tal como as conhecemos. É pois tempo de refletir, tornando-se urgente compreender, antecipar e agir sobre uma situação que pode, no limite, tornar-se irreversível.

Em torno destas questões, este V Congresso irá reunir investigadores de todas as áreas científicas que possam contribuir para a disseminação do conhecimento demográfico. Transversal a várias áreas do conhecimento, que vão da economia à sociologia, geografia, história, relações internacionais, ciências do ambiente, biologia, medicina e turismo, entre outras,servirá para a recolha de resultados e experiências de todos os que, nas suas funções quotidianas, se debruçam sobre os problemas demográficos da atualidade. Neste sentido, serão também acolhidos trabalhos de jovens doutorandos, fomentando a investigação e os estudos orientados para a solução dos problemas nesta área de estudo e nos diversos níveis de ação.

Durante dois dias, serão criadas condições propícias ao intercâmbio científico e técnico com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a realidade demográfica portuguesa, de forma a atuar preventivamente.

O V Congresso Português de Demografia é organizado pela Associação Portuguesa de Demografia (APD) em parceria do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS) e terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em Lisboa.

saber + info